domingo, 19 de outubro de 2008

Fragmentos do Nosso Discurso Amoroso

(Barthes )



ABRAÇO - O gesto do abraço amoroso parece realizar, por um instante para o sujeito, o sonho de união total com o ser amado - "Na calma amorosa dos seus braços"


ADORÁVEL - Não conseguindo nomear a especialidade de seu desejo pelo ser amado, o sujeito amoroso acaba chegando a esta palavra meio boba : Adorável !


CARINHO - Fruição, mas tambem avaliação inquietante dos gestos carinhosos do objeto amado em que o sujeito entende não ter o privilégio deles.


CONTATOS - A figura se refere a todo discurso interior suscitado por um contato furtivo com o corpo (e mais precisamente a pele) do ser desejado.


DECLARAÇÃO - Propensão do sujeito amoroso de conversar abundantemente, com uma emoção contida, com o ser amado, sobre seu amor, sobre ele, sobre si mesmo, sobre eles : a declaração não se reporta à confissão de amor, mas à forma, infinatamente comentada, da relação amorosa - chamamos de simplesmente : A conversa


ENCONTRO - A figura se refere à época feliz imediatamente subsequente à primeira sedução, antes que surjam as dificuldade da relação amorosa.

ESPERA - Tumulto de angústia suscitado pela espera do ser amado, ao sabor dos mais íntimos atrasos. (encontros, telefonemas, cartas, retornos.)

FESTA - O sujeito vive todos os encontros com o ser amado como uma festa, chamamos de Dias Eleitos.

SEDUÇÃO - Episódio inicial (mas que pode ser reconstruído a posteriori) no decorrer do qual o sujeito amoroso é "seduzido" (capturado e encantado) pela imagem do objeto amado (nome científico : enamoramento)
.....
....
...
..
.
Enamorem-se !!
.
Bom Domingo de Chuva